Fátima Mello é diretora de programas no escritório da Fundação Ford no Brasil. Ela trabalha há mais de 30 anos na comunidade nacional e internacional da sociedade civil, ativa em questões de justiça social, de gênero, racial e ambiental, direitos humanos e governança democrática. Ela se concentra em reunir diversos atores e construir agendas intersetoriais com o objetivo de combater as desigualdades e alcançar um impacto mais amplo na formulação de políticas.

Antes de ingressar na Ford, trabalhou por 22 anos na organização brasileira FASE – Solidariedade e Educação como coordenadora de programas e diretora executiva nacional. Durante este período, foi responsável pela coordenação de iniciativas colectivas, incluindo a Cúpula dos Povos programada para coincidir com a conferência Rio+20 da ONU. Antes disso, trabalhou nove anos como pesquisadora com foco em desigualdades no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Ela também trabalhou como pesquisadora sobre defensores de direitos humanos na Anistia Internacional no Brasil.

Fátima é historiadora com mestrado em relações internacionais e doutorado em política externa brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde também lecionou cooperação internacional.